O microplástico é resultado de degradação de diversos tipos de plásticos e tem menos de 5 milímetros. Um estudo liderado por cientistas do Departamento de Biologia da Universidade de Victoria, no Canadá, mensurou que estamos ingerindo de 74 a 121 mil partículas de plástico por ano.
Isso mesmo, nós estamos comendo plástico que são encontrados nos peixes, crustáceos, sais, açúcares, na água e no ar. Segundo a pesquisa, quem só bebe água em garrafinha ao invés de torneira e filtro, pode estar ingerindo microplásticos a mais.
E o que a gente pode fazer?
Este mês acontece a campanha Julho Sem Plástico e é uma ótima oportunidade para repensar hábitos e consumir de forma consciente.
A campanha começou no Reino Unido em 2011 e se espalhou pelo mundo com a hashtag #plasticfreejuly. Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás dos Estados Unidos, China e Índia. Desse total, mais de 10,3 milhões de toneladas foram coletadas (91%) e apenas 145 mil toneladas (1,28%) são efetivamente recicladas, ou seja, reprocessadas na cadeia de produção como produto secundário.
O Julho Sem Plástico pretende incentivar pequenas mudanças de hábito que podem fazer a diferença para o Planeta Terra. Algumas ações são muito simples e você pode começar agora:
- Leve uma caneca ou copo para o trabalho e deixe de usar descartáveis
- Prefira comer no próprio restaurante. No delivery são utilizadas muitas embalagens plásticas e pacotinhos individuais. Quando não puder evitar, deixe claro que não é necessário mandar canudos e talhares de plástico
- Faça
seu kit lixo zero, com talheres e guardanapos
- Diga não ao canudinho descartável
- Na hora de comer um hambúrguer, dispense as luvas descartáveis
- Vai tomar sorvete? Troque o copinho pela maravilhosa casquinha e não use pazinha
- Prefira refrigerantes e cervejas em latas. Com 97,3% de latas de alumínio reciclados, o Brasil é um dos líderes mundiais neste segmento
- Quando for ao
supermercado, leve uma sacola retornável de tecido, bolsa, mochila ou
utilize uma caixa
- Vai comprar açaí? Leve uma vasilha (cena comum antigamente no Amapá e que deixou de ser vista)
- Recuse
qualquer plástico de uso único (talheres, copos, canudos, garrafas de
água). Quando não puder evitar, dê prioridade as embalagens que você
poderá reutilizar
- Quando
for descartar objetos feitos de plástico, verifique sempre quem tem
interesse em reutilizar antes de descartar
Nenhum comentário:
Postar um comentário