A primeira coisa que Franco
Montoril, designer de interiores, observa quando vai a um restaurante é o
conceito. Se o ambiente tem uma personalidade e consegue passar isso.
“Industrial, tropical, clássico,
seja qual for, o importante é que o espaço, como o prato é apresentado e a
história daquela marca casem e me façam viver a experiência na totalidade”,
explicou.
Avaliando uma coisa mais
concreta, a acústica também é um ponto que Franco sempre presta atenção. A
iluminação pode até pecar – é bom que não peque –, mas a preocupação de
dimensionar o espaço pelo número de pessoas e garantir que o cliente consiga
ouvir a música e conversar com tranquilidade, sem gritar ou ouvir a mesa ao
lado, é fundamental.
Esses são alguns dos pontos que
serão apresentados pelo designer na palestra “Design e Gastronomia: ambientação
de espaço e aumento do consumo do cliente”, no evento Conexão e Negócios,
realizado pela Abrasel e Sebrae, no dia 10 de dezembro, às 14h30, no Sebrae.
O objetivo de Franco é mostrar
pros empresários do setor de alimentação fora do lar a importância da
experiência da marca no local. Acústica, iluminação, ambiente, conceito e todo
o processo que, por meio do design, vai abraçar o alimento para alcançar o
objetivo principal, que é a satisfação do cliente.
O consumidor tem que ser
conquistado do momento que ele entra até a saída. Essa experiência completa é o
que vai determinar se ele volta e, principalmente, como ele vai referenciar a
marca.
“A preocupação dos detalhes no
salão, para que ele seja atrativo a ponto do cliente registrar e compartilhar
seu ambiente, os famosos espaços instagramáveis; os pratos pensados para que,
além de gostosos, gerem boas fotos; até soluções de saídas alternativas para
atender as demandas de delivery, que tem crescido com os aplicativos. Tudo isso
tem que fazer sentido”, adiantou.
No Amapá, segundo o profissional,
já tem exemplos de marcas que trabalham bem esses conceitos, mas ainda é pouco,
apesar do estado estar preparado e com profissionais capacitados para isso. Ele
alerta que quem sai na frente é quem ganha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário